Desiguldades sociais e políticas públicas
POLÍTICAS PÚBLICAS COM PERSPECTIVA DE GÊNERO –
AFIRMANDOA IGUALDADE E RECONHECENDO AS
DIFERENÇAS
Teresa Kleba Lisboa
Trabalho realizado por:
A60595 Luís Macedo
With increasing questions like the sexual abuse, violence against
Women, teenage pregnancy, discrimination in the workplace, among others, this work was made in order to think in gender equity in public policy. Com o aumento de questões como o abuso sexual, violência contra as mulheres, gravidez na adolescência, discriminação no mundo do trabalho, entre outros.
Realizou-se este trabalho para que se pense em “equidade de gênero” na politicas públicas. Politica publica segundo Veja (2007), a primeira é dita como “construção do consenso e luta pelo poder”, enquanto que publica é caracterizada com atividades governamentais na educação, saúde, entre outros. Já outros autores definem politica como apenas decisão governamental.
Quando se fala de politica publica remete-nos logo para dois tópicos: agenda pública e agenda governamental.
Agenda pública, está inserido tudo como os membros da comunidade política entende como importante e merecedor de atenção. Já agenda governamental são os assuntos considerados sérios por parte de quem toma decisões.
Habermas (citado em Bandeira e Vasconcelos, 2002: 17), o espaço público apresenta-se como lugar de construção da cidadania, “[…] o espaço no qual os cidadãos deliberam sobre seus assuntos (interesses) comuns, o qual se trata de um espaço institucionalizado de interação discursiva. Este espaço é conceitualmente distinto do
Estado”. Assim o espaço público deve ser um lugar comum, que dê visibilidade publica a indivíduos e coletividades. Este espaço devem proporcionar “igualdades de direitos”, não só na igualdade de gênero mais também na etnia e raça.
Para Lagarde (1996), a perspectiva de gênero torna possível às mulheres proporcionar protagonismo e autonomia. Assim a IV Conferencia Mundial das