Desigualdades
Desigualdade é quando uma pessoa ou um povo de certo tipo é tratado de forma diferenciada de outro. Neste trabalho iremos tratar dos três tipos de desigualdades que mais ocorrem no mundo: as desigualdades de gênero, de raça e de classe social.
Desigualdade racial
A desigualdade racial é o preconceito baseado em características étnicas e culturais de um povo (como a cor da pele, por exemplo) e no ideal de uma raça ser superior à outra. Isto se manifesta em situações do cotidiano, como em contratações em locais de trabalho (onde dois indivíduos têm currículos e capacidades idênticos, porém um é rejeitado apenas por ter a pele mais escura, o rosto com traços diferentes ou nome de outra origem), em compras em estabelecimentos comerciais (uma pessoa com traços de outra origem pode ser tratada de forma inferior), etc. Muitas vezes, essa discriminação é causada por causa de estereótipos negativos que a mídia cria e propaga em torno de um povo.
Desigualdade de gênero
Essa desigualdade é construída quando se converte diferenças sexuais biológicas de homens e mulheres em hierarquias de poder, status e renda. É quando a divisão de tarefas, de renda e de profissões é feita com base no feminino e no masculino. Isto, que sempre foi tão comum, começou a ser questionado apenas recentemente. As consequências dessa desigualdade são: a diferença de salários entre homens e mulheres (muitas vezes mulheres ganham menos que homens ocupando o mesmo cargo e fazendo o mesmo trabalho no mesmo horário), o acesso à cultura e à educação, etc. A ênfase na desigualdade de gênero vem da divisão de papéis atribuída a homens e a mulheres desde seu nascimento. As mulheres estão sub-representadas em atividades políticas e em tomadas de decisão na maioria dos estados.
Desigualdade de classes
É o preconceito baseado na classe social de um indivíduo ou povo. Basicamente, existem duas classes sociais: a classe