desigualdades sociais
O tema a ser desenvolvido neste trabalho é sobre as desigualdades sociais. Percebemos que a desigualdade social existe a muitos anos, tendo seu inicio no tempo da antiguidade. Ao descrevermos sobre o tema, envolvemos vários assuntos como a religião, raça, sexo, situação financeira e principalmente a cultura. Ela nos acompanha desde o nascimento, e é um fato comum na sociedade. A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais, às vezes não porque querem, mas sim por não sobrarem alternativas. Mas pensando assim, será que podemos combate-la? Ao desenvolvermos o assunto iremos descrever qual foi a sua origem, como que esta à desigualdade no Brasil e no mundo na atualidade, e quais são os tipos de desigualdades e o que poderá ser feito para diminuir esse fato.
DESENVOLVIMENTO
A desigualdade social é um problema que vem afetando a maioria dos países do globo na atualidade. A pobreza existe em todas as nações, pobres ou ricas, mas se dá em maiores proporções nos países menos desenvolvidos, e pelo fato da distribuição de renda ser desigual entre uma população. Cada sociedade gera formas de desigualdade especificas.
Não existe uma definição de desigualdade social, é um fato que abrange vários tipos de desigualdade, desde desigualdade de renda, como de escolaridade, saúde, racial, cultural e várias outras.
A desigualdade acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de consequências causadas pela falta