Desigualdades Sociais
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Tópicos Especiais em Sociologia V: Desigualdades Sociais
Questão 1 - Analise a questão das desigualdades e da distinção sob a perspectiva de Pierre Bourdie e Nobert Elias.
Tanto Pierre Bourdie quanto Nobert Elias analisam as diferenças de poder entre os grupos de uma sociedade fora da perspectiva puramente econômica, da posse de objetos, como os meios de produção por exemplo. Bourdie remete seus estudos sobre distinção ao “gosto”, pois este aproxima, ou afasta as pessoas, enquanto Elias afirma que as diferenças estão no grau de organização dos indivíduos dentro de uma certa sociedade.
Para Bourdie existem três “tipos” de capital: o econômico, relativo ao poder de compra, o social, que tem a ver com as relações familiares, grupos de amizade e etc., e o cultural, que remete ao nível de escolaridade dos indivíduos. Normalmente a fração mais rica em capital econômico (empresários burgueses) e a fração mais rica em capital cultural (intelectuais e artistas) ficam nas extremidades opostas de uma sociedade. Aqueles que têm uma renda mais baixa tem a competência mais forte, enquanto aqueles de renda mais alta possuem menos competência. Resumindo, o indicador do capital cultural está em razão inversa em relação ao capital econômico.
Teoricamente, a fração intelectual tem o gosto pela estética mais “pura”, eles buscam ter o máximo de rendimento cultural com o mínimo de investimento econômico, como visitas a museus e o teatro de vanguarda por exemplo. Enquanto os empresários não poupam ostentações, compram os bilhetes mais caros do teatro, frequentam galerias e antiquários e consomem o que há de mais caro, cultural e economicamente falando, como a obras de arte, pianos, carros importados e etc. Ter um quadro é uma forma de distinção e de afirmação como o único detentor do gosto para essa obra de arte.
“Se os primeiros nem sempre têm gostos a altura de seus recursos, os segundo quase