Desigualdades sociais, desigualdade de direitos, e as diversas expressões da questão social.
Palmas
Outubro de 2014
SUMÁRIO
Introdução .................................................................................................4 Desenvolvimento........................................................................................5
Considerações Finais.................................................................................6
Referências.................................................................................................7
.
INTRODUÇÃO
Com base no vídeo assistido percebe-se que crianças têm sua infância roubada pela insensatez do capitalismo perverso, as consequências são graves e atinge a todos nós. Mas o filme nos faz pensar acerca da situação das crianças frente as duras adversidades da vida, revelando ao mundo problemas que a sociedade de cada país não é capaz de solucionar em se tratando de crianças.
DESENVOLVIMENTO
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
Para Cláudia Maria Ferreira “a questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”. (Ferreira, Claudia Maria, Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social III. São Paulo Pearson 2009.
Com base nesse pensamento pode-se associar a realidade de muitas crianças espalhadas pelo Brasil e pelo