Desigualdades Mundiais no Acesso a Novas Tecnologias
As desigualdades mundiais no acesso às novas tecnologias
Unidade Curricular: Desigualdades Sociais Contemporâneas
Docente: António Firmino da Costa
Discente: Gonçalo Bento Penetra, nº 39637
Mestrado Serviço Social
1 ºAno
Ano Lectivo
2013/2014
ISCTE-IUL
Curso: Serviço Social
Unidade curricular: Desigualdades Sociais Contemporâneas
Nome do docente: António Firmino da Costa
Ano lectivo: 2013/2014
Título do trabalho: As desigualdades mundiais no acesso às novas tecnologias Nome do aluno: Gonçalo Bento Penetra
Número do aluno: 39637
Data: 06/01/2013
Declaração
Declaro que este trabalho é integralmente da minha autoria, estando devidamente referenciadas as fontes e obras consultadas, bem como identificadas de modo claro as citações dessas obras. Não contém, por isso, qualquer tipo de plágio quer de textos publicados, qualquer que seja o meio dessa publicação, incluindo meios electrónicos, quer de trabalhos académicos.
Assinatura:
2
Introdução
A escolha do tema recaiu sobre esta forma de desigualdade entre as diversas sociedades, porque permite uma perspetiva ampla, e ainda assim elucidativa, da forma como o acesso a diversos recursos e oportunidades pode ou não influenciar o desenvolvimento dos vários países analisados.
Dentro deste tema por, por ser algo que está constantemente presente no nosso dia-a-dia e ser algo que parece pertinente de estudar, irão ser abordadas mais concretamente as desigualdades no acesso às novas tecnologias e a evolução dos vários países no acesso às mesmas, procurando assim compreender em que medida estas se encontram relacionadas com desigualdades sociais e económicas a uma escala mundial, no sentido de perceber a influência que podem ter ou não no desenvolvimento dos vários países. Torna-se também interessante tentar compreender em que medida o desenvolvimento e a proliferação das novas tecnologias pode criar uma nova forma de exlusão