Desigualdades Entre Os Membros Do Bloco
União Européia O bloco Econômico da União Européia, apesar da prosperidade, enfrenta vários problemas, dentre eles a desigualdade econômica entre os países membros, desigualdade de infra-estrutura, além de outros problemas como os terroristas separatistas e partidos xenófobos que colocam em risco a democracia.
Nafta Ressalte as desigualdades socioeconômicas existentes entre os integrantes desse bloco – os Estados Unidos e o Canadá figuram entre os países mais ricos do planeta, sendo que o primeiro é detentor do maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo. O México, por sua vez, é uma nação com economia emergente e apresenta vários problemas de ordem socioeconômica.
Mercosul O fato é que as crises financeiras que abalaram o mundo, e também o Mercosul, acabaram por revelar as desigualdades, notadamente políticas e econômicas, entre os países participantes, dificultando a consecução dos objetivos de integração
Desafios
União Européia Assim, neste século que se inicia, inúmeros são os desafios que apontaríamos para a consolidação do bloco: a gigantesca disparidade econômica entre os antigos membros e os recém-chegados; a imigração dos europeus do leste para os países mais desenvolvidos; a questão dos subsídios; as dificuldades quanto à política externa comum;. Problemas que poderão ser superados com investimentos diretos no Leste, onde existe mão-de-obra qualificada e a custos bem mais reduzidos.
Nafta Desafios/problemas: Especialistas apontam que o bloco teve sucesso econômico inicialmente, mas hoje o cenário político dos EUA, profundamente dividido entre republicanos e democratas, dificulta a implementação de projetos de integração mais ambiciosos. Além disso, o organismo tem poucas iniciativas de coordenação de política macroeconômica, deixando os governos sem mecanismos para conter catástrofes de mercado, como ocorreu na crise do peso mexicano em 1994-95.
Mercosul