desigualdade
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
MARIA DA PENHA ALVES DE OLIVEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL
Colatina
2013
MARIA DA PENHA ALVES DE OLIVEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL
Trabalho apresentado ao curso – Serviço Social à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Professores orientadores: Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.
Colatina
2013
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa destacar uma reflexão sobre a relação da desigualdade, diversidade e violência na sociedade atual.
A questão da pessoa com deficiência precisa ser discutida em todos os âmbitos da sociedade, tendo como base que todos têm direitos. A violência contra a pessoa com deficiência pode atingir todo o leque de direitos fundamentais, principalmente a educação e a saúde física e psicológica.
2 DESENVOLVIMENTO
A exclusão social é uma situação de falta de acesso às oportunidades oferecidas pela sociedade aos seus membros, passa a ser um processo presente, visível que ameaça confinar grande parte da população a apartação social, evidenciando a divisão entre o pobre e o rico, onde o pobre é miserável e ousado e o rico minoritário e temeroso.
A retomada dessa questão ocorreu junto com os movimentos sociais que se propunham, com a abertura política, repensar o papel da escola e dos conteúdos por ela trabalhados.
A exclusão social é multidimensional, manifestando-se de várias maneiras e atinge as sociedades de formas diferentes, sendo os países pobres afetados. É relacionada à restrição de renda definidas linhas de pobreza. A exclusão pode ser encarada como o bloquieo de possibilidades e opções para a emancipação e autorealização profissional e pessoal do ser humano.
Os principais aspectos da exclusão social podem assim ser apresentados:
Falta de acesso ao emprego.
Falta a bens e serviços.
Falta de segurança. Justiça e