Desigualdade e a Questão Social
Mundialização – marca de forma acentuada os processos em curso nas diferentes sociedades da nossa época que tem sido acompanhada por grandes tranformações – especialmente no mundo do trabalho.
A Questão Social coloca-se basicamente a partir da produção e distribuição de riquezas.
Traduz-se pela evasão dos sistemas de proteção social, pela vulnerabilidade das relações sociais e pelo questionamento da intervenção estatal.
Exclusão Social: protagoniza debates e seu enfrentamento constitui tema prioritário nas agendas internacionais.
Países do Bloco não desenvolvido enfrentam um desafio adicional: devem promover as mudanças e administrar os impactos da mundialização, c/ética e responsabilidade.
Dificuldade: exclusão de grandes setores da população de maneira estrutural e como componente histórico.
Questão Social (p/Wanderley) encontra sua origem na colonização dessa parte do planeta, vai adquirindo um conteúdo especial na multidimensionalidade das relações sociais e na forma pelo qual os sujeitos, individuais e coletivos, são determinados pelos processos e estruturas sociais e, ao mesmo tempo, instituem esses processos e estruturas.
Resulta das particularidades assumidas pelos modos de produção e pelos modos de desenvolvimento que se constituíram em cada sociedade nacional, das quais se pode inferir um conjunto de elementos comuns validos para a Região como um todo.
Questão Social é fruto das desigualdades e injustiças que se estruturam na realidade do continente, ocasionada pelas profundas assimetrias nas relações sociais em todos os níveis e dimensões, expressas, pela concentração de poder e riqueza em certos setores e classes sociais, e pela pobreza e opressão de outros setores e classes sociais, que formam a maioria populacional.
Questão Social = > diz respeito aos vínculos históricos, que amalgamam cada sociedade, e as tensões e