Desigualdade e realidade do brasil
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
PLACIDA DE FATIMA MARQUES
DESIGUALDADE E REALIDADES DO BRASIL
São José dos Campos
2011
PLACIDA DE FATIMA MARQUES
DESIGUALDADE E REALIDADES DO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso (serviço social)
São José dos Campos
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
DESENVOLVIMENTO 6, 7, 8, 9
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo onde, torna-se necessário reaprender a conviver com a diversidade, que será a característica do mundo futuro. estas diferenças baseiam-se em muitos aspectos sociais, economicos e culturais, caracterizando a desigualdade social.
O filme “Central do Brasil”, retrata a vida de Dora (Fernanda Montenegro) e Josué (Vinicius de Oliveira)
.Ela, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas, na maior estação de trens do Rio de Janeiro,”Central do Brasil”. Ele, um garoto pobre, que com oito anos de idade perde sua mãe no Rio de Janeiro e sonha com uma viajem ao Nordeste para conhecer seu pai. O trabalho, luta pela sobrevivência,violencia, execução de menores, analfabetismo,impunidade.
Josué, que após uma fatalidade perde a mãe e fica perdido e entregue às várias formas de violência urbana, típicas de uma cidade grande num país subdesenvolvido.
Josué quase foi vitima de tráfico de orgaos para o exterior, e para reparar o erro, Dora, teve que resgatar o garoto e fugir.
Dora rendeu-se ao apelo do menino e o acompanhou em busca de seu pai e irmãos numa longa viagem para o sertão da Bahia e de Pernambuco.
O filme “Central do Brasil” mostra uma realidade marcada pelas desigualdades sociais, (competição pelo