Desigualdade Social
1- INTRODUÇÃO...................................................................................................... 1
2-DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 2
3-CONSIDERAÇÃO FINAL......................................................................................... 3
4- REFERENCIAS....................................................................................................... 4
1 . INTRodUÇÃO
O Plano Brasil Sem Miséria, criado em 2011, tem como principal objetivo desenhar o mapa de pobreza. Para isso, o plano propõe o rompimento de barreiras sociais, políticas, econômicas e culturais que segregam pessoas e regiões; em outras palavras, objetiva, no campo e na cidade, identificar e inscrever as pessoas de baixa renda que, por algum motivo, não recebem auxílios, como por exemplo, o Bolsa Família.
A Identificação de Localidades e Famílias em Situação de Vulnerabilidade é uma ferramenta de construção de mapas que apresenta dados, indicadores de pobreza, bem como grupos populacionais específicos ao nível de estados, municípios e setores censitários do Brasil. Até meados do século XIX, a população brasileira tinha sua maior parte concentrada em área rural, e o trabalho de crianças e adolescentes como mão de obra familiar era comum. Realidade que, apesar de muitas mudanças, vemos até hoje.
Todas as crianças têm o direito ao ensino e à educação. Isto mesmo está consagrado na lei e que por vezes é esquecido por quem a contraria. Como está expressa no artigo 69º da Constituição da República Portuguesa (CRP), “É proibido, nos termos da lei, o trabalho de menores em idade escolar”. (Ministério do Trabalho Infantil e da Solidariedade, 1999:
O conceito de desigualdade social que compreende diversos tipos de desigualdades, desde de oportunidade, escolaridade, de renda, de classes sociais. De modo geral, a desigualdade