Desigualdade social
As desigualdades sociais no Brasil: analisando historicamente a questão das desigualdades sociais no Brasil, percebe-se que, com a chegada dos portugueses, elas se instalaram e aqui ficaram. Inicialmente, os povos indígenas que habitavam o continente foram vistos pelos europeus como seres exóticos, não dotados de alma.
Posteriormente, houve a introdução do trabalho escravo negro. Até hoje seus descendentes sofrem discriminação e preconceito pelo fato de serem negros.
Dos meados do século XIX, quando já se previa o fim do trabalho escravo, até o início do século XX, incentivou-se a vinda de imigrantes europeus, sobretudo para o trabalho na lavoura de café.
DESIGUALDADE
CONCEITO RELACIONAL – implica a existência de uma sociedade de referência da qual se está excluído ou não. A DESIGUALDADE ECONÔMICA É CAUSA E CONSEQUÊNCIA DE OUTRAS EXCLUSÕES QUE SÃO SOBREPOSTAS. Pirâmide da riqueza mundial
2006/2007
Estes 2% são donos de quase 70% do capital do Mundo
Pobreza: a renda não garante o sustento básico (saúde, educação, transporte e lazer). Renda per capita abaixo da linha da pobreza: (menos de US$ 370 ano) Indigentes: pobreza extrema, renda insuficiente para suprir as necessidades básicas de alimentação (menos de 275 dólares anuais.
A Ideologia
A vitória das idéias é a vitória dos portadores materiais das idéias.
Brecht
A violência da opressão constitui o fator mais diretamente perceptível da ordem social condenada e objetivamente cada vez menos sustentável.
Lukács*
Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo umahegemonia daquela classe. A manutenção da ordem social requer dessa maneira menor uso da violência através de força explícita. Assim a ideologia torna-se um dos instrumentos da reprodução do status quo e da