Desigualdade Social
A desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de consequências causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros.
Os números nunca mentiram. Vivemos em uma sociedade potencialmente desigual, onde a distribuição de renda é feita de maneira errada. Os ricos são imensamente ricos e os pobres são grandiosamente pobres. Sobre essa questão damos o nome de desigualdade social.
No Brasil, presenciamos um sistema capitalista que não oferece condições iguais para que todos possam desfrutar das mesmas oportunidades. Tendo isso em vista, podemos afirmar que existem duas nações dentro do Brasil: o dos menos favorecidos economicamente e o dos mais ricos.
Assim como o poder, o dinheiro fica concentrado nas mãos da minoria e quem perde é o grupo que concentra maior número de pessoas, que não têm suas necessidades básicas atendidas, uma educação básica descente e uma alimentação saudável.
Causas
São inúmeras as causas que causam a desigualdade social. Entre elas, estão:
Exclusão social
Má distribuição de renda
Falta de escolarização
Escassez de oportunidade, tanto de trabalho quanto de conhecimento
Soluções
Cortar gastos públicos desnecessários (passagens de avião, direito a moradia, entre outros)
Melhorar a educação de base
Dar continuidade aos programas imediatistas para que funcionem efetivamente (bolsa família, por exemplo)
Conclusão
Enfim, utilizar o dinheiro do povo que paga seus impostos para