Desigualdade Social
Contexto Histórico
A origem da desigualdade social na humanidade esta diretamente ligada à relação de poder estabelecida desde o princípio dos tempos, popularmente conhecida como a ‘lei do mais forte’. Os aspectos mais relevantes e simples para se estabelecer a diferenciação da desigualdade entre homens,são os físicos e sociais.Com advento das relações sociais,os tipo de desigualdade social foram se tornando mais complexo e crescentes,principalmente com a consolidação do capitalismo,com a colaboração e a expansão da industrialização. Com a revolução industrial e a crescente relação comercial estabelecida em todo o mundo, passa a se ter isso em todo o contexto social, em esferas mais específicas das camadas sociais, como patrão e empregado.
O capitalismo, como uma das suas principais características,tem o acúmulo do capital para girar a ‘’roda da economia’’. Então,quem detém o capital é quem tem as melhores condições de moradia,acesso aos recursos,educação ,etc. Enquanto isso,quem está do outro lado como ‘’engrenagem do sistema’’, os trabalhadores que não detêm a renda nem o capital,estão na extremidade inferior da relação. Logo,percebe-se um contexto de desigualdade social,gerada primordialmente pela diferenciação econômica entre pessoas e pessoas,classes e classes,sociedades e sociedades,etc.
Desigualdade Social na concepção de Rousseau:
Jean Jacques Rousseau divide a desigualdade social em sua obra, o ‘’Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens’’ em dois tipos: A física ou natural, que é estabelecida por fatores como força física, idade, condições de saúde e até mesmo a qualidade de espírito do individuo; e a desigualdade moral e política, uma espécie de senso comum entre a sociedade, que uma convenção autorizada e consentida pela maioria das pessoas.
Desigualdade Social na concepção de Karl Marx: Para ele, a desigualdade social era um fenômeno causado pela divisão