desigualdade social
Desigualdade social é uma problemática muito grande em todo o mundo e é frente a essa questão que busca-se através desse trabalho conceitualizar, caracterizar e explicar como a desigualdade social pode afetar o nosso país.
Para falar de desigualdade social não basta dizer como ela se aplica na sociedade ou como ela interfere no nosso dia a dia, é necessário saber o que é, na verdade, desigualdade social, e como surgiu, isto é, suas origens e seu desenvolvimento até agora.
Assim através deste trabalho buscamos esclarecer tais questões sobre a desigualdade social, para entender melhor o mundo em que vivemos e suas diferenças sociais.
Desigualdade Social: Conceito e Caracterização
A desigualdade social é um problema que atinge todos os países do mundo, e o seu conceito é muito complexo, pois as causas dessa problemática definem-se na distribuição desigual da renda e do capital, além do mau investimento dos países, assim como a luta de classes, que é proveniente do capitalismo.
Segundo Karl Marx, a desigualdade desencadeou-se da divisão de classes, onde existiam os que detinham os meios de produção (burguesia) e os que vendiam sua força de trabalho mediante um salário (proletariado), no que consiste em uma busca desenfreada pelo lucro. Assim com o capitalismo e o fim do feudalismo agravaram ainda mais as desigualdades, pois muitos camponeses acabaram perdendo suas terras e começaram a procurar um tipo de trabalho que lhes gerasse renda para conseguirem sustentar a si e suas famílias. Foi então que a burguesia aumentava o seu capital à medida que explorava a mão de obra operária.
Para Durkheim (1973), os grupos sociais obtêm prestígio, honra e valorização através de sua ocupação, ou seja, sua atividade profissional.
Já Weber (1999) dizia que as classes sociais alcançam renda, prestígio e poder a partir de suas habilidades, qualificações, méritos e interesses de seus membros.
Assim pode-se observar a