desigualdade social
Dentre os tipos de desigualdades sociais estão: a desigualdade econômica que é dada pela má distribuição de renda; a racial, onde à desigualdade entre as raças (negros, brancos, amarelos e pardos); a regional, que é a desigualdade entre regiões, cidades e estados, e a de gênero que é entre sexo (homens e mulheres).
Os “rolezinhos”, que uni milhares de jovens (em sua maioria, negros, pobres e moradores das periferias) em movimentos de ocupação de grandes centros de consumo e shoppings, são resultado da grande desigualdade social que ocorre no mundo, sem espaços de lazer e de cultura, veem televisão cujas propagandas os seduzem para um consumo que nunca vão poder realizar, restando-o assim atos que vão contra a boa conduta. Rolezinhos é um fenômeno que se for analisado pode ser definido como sendo uma “apartheid” social que denuncia a desigualdade social e racial no país.
O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, mede o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida de uma população, fornecido pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O Brasil é um país em processo de desenvolvimento, classificado como emergente. Mas que é o vencedor commaior números de títulos (cinco) na copa do mundo, no entanto fora de campo há uma grande desigualdade, mostrando assimque há uma maior preocupação com o futebol, deixando de lado a desigualdade social que o leva para a 4 ° posição do ranking de países mais desigual (segundo a ONU).
A Desigualdade social é um fator que deve ser discutido. Há vários tipos de desigualdades, e em todas elas estão à falta de respeito em meio à sociedade. Não devemos submeter a este fator,devemos nos