Desigualdade Social
Decorrente essencialmente, da má distribuição de renda, as consequências da desigualdade social no Brasil são observadas na favelização, pobreza, miséria, desemprego, desnutrição, marginalização, violência. A despeito do Brasil estar entre osdez países do mundo com o PIB mais alto, é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo. Estudiosos propõem soluções para o problema, dentre elas: aliar democracia com eficiência econômica e justiça social.
Estudos afirmam que a desigualdade social surgiu com o capitalismo, ou seja, o sistema econômico que passa a perpetrar a ideia de acumulação de capital e de propriedade privada; ao mesmo tempo que incita o principio da maior competição e o nível das pessoas baseados no capital e no consumo.
O Brasil apesar do “avanço” nesse quesito, ainda é um dos países com maior índice de desigualdade, muito foi feito, porém ainda há muito a fazer.
Causas da Desigualdade Social:
Má distribuição de renda Corrupção Falta de oportunidades de trabalho
Má administração dos recursos
Baixos salários
Falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde e educação
Consequências da Desigualdade Social:
Pobreza, miséria e favelização Fome, desnutrição e mortalidade infantil Aumento das taxas de desemprego Atraso no progresso da economia do país Diferentes classes sociais
Aumento dos índices de violência e criminalidade
Marginalização de parte da sociedade
EXTRA...
TIPOS DE DESIGUALDADE:
Desigualdade econômica: desigualdade entre a distribuição de renda.
Desigualdade racial: desigualdade entre as raças: negro, branco, amarelo, pardo
Desigualdade regional: desigualdade