desigualdade social
Este presente trabalho tem como objetivo aprimorar o conhecimento e esclarecer as diferenças entre as questões sociais, do passado e as da atualidade.
Desta forma será discutido se com o surgimento do serviço social a classe trabalhadora teve algum beneficio, respeitando seus direitos como cidadãos brasileiros.
Será abordado também assuntos como a desigualde social, entre outros problemas enfrentados pela classe trabalhadora, comparando passado com o presente, desde o surgimento do serviço social até os dia de hoje com intuito de demonstrar as características, seus defeitos e acertos, em relação a população menos favorecida.
2 DESENVOLVIMENTO
O serviço social surgiu para tentar amenizar a situação entre o proletariado e os operários, estes se viam prejudicados com o avanço da produção e a falta de infraestrutura familiar que acompanhava o grande crescimento sócio econômico. Vendo que os operários estavam se revoltando, a classe burguesa buscou criar um meio de controlar a revolta popular e manter - los sobre “controle”. Mas com o aumento da industrialização viu-se um grande avanço das tendências sociais, e com este o serviço social passou a ganhar cada vez mais espaço, trazendo com ele alguns importantes órgãos que beneficiaram as classes operárias, também foram criados sindicatos que buscavam a melhoria de vida dos menos favorecidos.
Atualmente o serviço social vem se fortalecendo, mas junto com as questões sociais vêm também os problemas. Apesar do avanço é comum hoje em dia ver o desemprego, o analfabetismo, a fome, a violência, as favelas, a corrupção e muitos outros problemas. Antigamente o proletariado usava o serviço social como uma ferramenta de domínio sobre os pobres e hoje não é muito diferente, porque temos vários programas sociais, só que eles não foram criados apenas para ajudar os necessitados, mas também para poder com isso dominar a sociedade mais carente. Temos então, uma situação em que os direitos sociais dos cidadãos