Desigualdade Social
A desigualdade social pode ter várias divisões, uma delas é a desigualdade regional, que é aquela ocorrida em uma mesma nação havendo diferenciações entre seus estados.
No Brasil, por exemplo, tem-se o preconceito à cultura gaúcha, nordestina e também ao modo de viver dos cariocas. Na Região Nordeste, em 1980 houve uma grande seca, afetando assim cerca de 28 milhões de pessoas. Com a falta de água, inúmeras plantações foram perdidas, o gado morreu, por não ter o que semear ou colher, trabalhadores ficaram sem emprego, com fome, muitos se obrigavam a comerem lagartos e outros bichos, para enganar a falta de comida. A imprensa mostrou a nação o estado de calamidade pública da Região Nordeste, SOS - Nordeste, uma campanha nacional promovida pela TV Globo, a fim de socorrer os nordestinos, recolheu fundos e alimentos, o que ajudou muita gente.
O Governo federal abriu frentes de trabalho para tentar absorver parte da mão-de-obra disponível e evitar que se multiplicassem as retiradas de alimentos dos armazéns e supermercados pelo povo faminto. Para socorrer os nordestinos, muita gente sensibilizada, deu dinheiro, roupas e alimentos, o Governo liberou grandes verbas. E afinal o problema foi solucionado?
Não, trinta anos se passaram e nada foi solucionado, o Nordeste, mesmo com vários avanços no ramo do Turismo, continua sendo a Região mais pobre do país.
Para que esse, e vários outros problemas, sejam solucionados, as divisões de renda nacional deveriam ser avaliadas, para que, quando ocorrer problemas como esses, termos verbas para a menos amenizar a situação.
A desigualdade social e a desigualdade cultural
A Desigualdade Social e a Desigualdade Cultural andam juntas, à medida que uma ajuda à ocorrência e a permanência da existência da outra.
De acordo com o Censo Agropecuário de 1980, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de cada cem brasileiros que vivem na Zona Rural, oitenta