DESIGUALDADE SOCIAL
Depois da chegada das indústrias, foi possível a administração do capitalismo, gerando acumulo do capital com investimento por parte dos empresários incluindo entre elas a instalação de indústrias estrangeiras vindo para o país em busca de mão de obra barata (para não dizer escrava). Ao invés de sentirmos o crescimento do país com a chegada das multinacionais, ficou claro o crescimento desordenado da desigualdade social porque muitos dos trabalhadores não tinham os seus direitos reconhecidos e os salários eram baixíssimos.
O que podemos observar desde então é que cada vez mais os empresários tem maior lucratividade em suas indústrias/empresas sejam elas de pequenos, médios ou grande porte.
Não que os trabalhadores estejam de olhos fechados, pelo contrario, sempre tiveram ciência do trabalho escravo, da falta do cumprimento dos seus direitos trabalhistas, e muita ciência de que existe uma desigualdade social enorme no país.
O sentimento é cada vez mais doído pela falta de respeito com os trabalhadores, pela falta do cumprimento de diversas leis, pelos olhos fechados dos órgãos governamentais, pela impunidade existente no país, pelos grandes roubos feitos nas obras publicas. E muitas das vezes temos empresas do setor privado em participação junto aos órgãos públicos.
É terrível sabermos que temos tantos direitos escritos na legislação brasileira de forma geral e não temos na mesma proporção ninguém que nos defenda e faca valer.
Ate quando vamos continuar convivendo com tantas desigualdades sociais no país? É do conhecimento de todos que ainda temos muitos trabalhadores escravizados bem perto de nós, onde não são vistos pelas