Desigualdade social
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema apresentar de maneira sucinta a questão da desigualdade social em nosso país,a falta de acessibilidade dos portadores de deficiência, dificuldades e conquistas.
2. DESENVOLVIMENTO
A desigualdade social é um problema que afeta a maioria dos países. A ausência de uma reforma social justa de renda, acaba atribuindo para que se abra um leque para vários tipos de desigualdade,seja na questão financeira,saúde, educação, preconceito racial, em fim, a enumeração é imensa, apesar de que o nosso país alcançou no ano de 2012, o menor nível de desigualdade desde 1960, embora haja crise na Europa. De acordo com a pesquisa “De volta ao País do Futuro” do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPS/FGV), o índice de Gini – que varia de 0 a 1, sendo menos desigual mais próximo de zero -, caiu 2,1% no mês de janeiro de 2011 a janeiro de 2012, chegando a 0,5190.
2.1 Gráfico 1
.
2.2 Gráfico 2
Como mostra os gráficos mencionados acima, que no ano de 2008, houve a queda da desigualdade em nosso país, no entanto o salário mínimo dos brasileiros ainda continua baixo, fator importante para que se torne desigual, riqueza nas mãos de poucos e pobreza nas mãos de muitos. É lamentável, mas é essa a realidade, a fatia do bolo para o pobre é sempre menor.
Observamos a questão das pessoas portadoras de deficiência, seja ela qual for se é deficiente intelectual, físico, auditivo, algum tempo atrás eram considerados como seres incapazes, diferentes, impossibilitada de desempenhar uma profissão. Os deficientes mostraram que são capazes de se revelar, de produzir, que na maioria das vezes nós não acreditamos, como por exemplos: atletas de paraolimpíadas estão aí mostrando que não existe dificuldade de que quando se quer conquistar algo, se consegui.