Desigualdade social
Desigualdade Social no Brasil
Sociologia – Profª Leandra
3°emc F
São Bernardo do Campo, 13 de maio de 2013.
Súmario
Introdução
Desigualdade social
A desigualdade no Brasil
Dados da ONU
Imagens
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Este trabalho irá apresentar o que foi discutido em sala de aula a respeito da desigualdade social, através deste pretendemos explicar e aprender o que tende a ser isso, quais são os problemas que traz não só no Brasil como no mundo tendo como base dados da ONU.
Desigualdade social
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de um, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante.
Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira atribuem, em parte, a persistente desigualdade