Desigualdade social
* Características Gerais: * Predomínio da propriedade privada ou particular dos meios de produção. * Trabalho assalariado. * Livre concorrência e livre iniciativa, com a produção levando em consideração a relação existente entre oferta e procura (economia de mercado). * Lucro como objetivo da produção. * Sociedade dividida em classes sociais: a burguesia (proprietários dos meios de produção) e proletariado (trabalhadores assalariados). * É internacionalista. * Não investe em questões sociais.
- François Quesnay: Deixe fazer, deixe passar.
Não ensinou como fazer, e sim o que fazer.
- Adam Smith: Em seu livro “A riqueza das nações” ele afirma que “O egoísmo é bom” e que a concorrência é importante. Criou o Liberalismo Econômico (não interferência do estado na economia). Para ele a concorrência gera um crescimento coletivo.
Fases do Capitalismo: * Século 16 – Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo: consolidou-se entre os séculos XV e XVIII. As grandes potências da época (Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França) exploravam novas terras e comercializavam escravos, metais preciosos etc. com a intenção de enriquecer. Busca do lucros, uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais. * Século 19 - Capitalismo Industrial: A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo. A Revolução Industrial modificou o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesãos. O lucro ficava com o empresário que pagava um salário baixo pela mão de obra dos operários. * Final do Século 19 – Capitalismo Financeiro: Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de