Desigualdade social e educação
Nome: Barbara Nunes nº 8 3ª ano A
Nome: Beatriz Perez nº 9 3ª ano A
Nome: Caio Henrique nº 13 3ª ano A
Nome: Gabriel Castro nº 19 3ª ano A
Nome: Pedro Mattioni nº 32 3ª ano A
Desigualdade Social e Educação
Trabalho orientado pelo professor Odair, na disciplina de Filosofia.
Indaiatuba-SP
2015
Desigualdade social e educação: caos social.
O Brasil é um país com um dos maiores índices de desigualdade social.
A diferença entre as pessoas que tem acesso a bens significativos como educação de qualidade, cultura, arte e educação, e aqueles cujo acesso se resume a um fração quase inperceptivel dessas coisas demonstra a divisão da sociedade contemporânea em elite e não privilegiados.
A desigualdade social esta diretamente relacionada a educação, visto que boa parcela da população não tem um ensino de qualidade, e os investimentos nessa área, principalmente esse ano, reduziu-se. E isso está se tornando transparente quando são analisados indices de desempenho em avaliações nacionais como ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que no ano de 2014, mais de 50% dos inscritos tirou nota 0 na redação.
O baixo desempenho brasileiro tem se observado principalmente em parceladas de alunos de ensino público, origem pobre e das regiões Norte e Nordeste. Com essa análise pode-se compreender que a falta de investimento estatal em escolas de ensino público, a concentração de renda e a escasses de recursos em áreas mais afastadas dos centros de produção do Brasil, podem contribuir com o indice de desigualdade social crescer cada vez mais.
Porém observa-se que que à medida que as crianças avançam das séries iniciais do ensino fundamental em direção à última série do ensino médio o desempenho cai, ou seja, parte das crianças por algum motivo, tem deixado de utilizar sua capacidade intelectual que gera habilidades cognitivas.
É certo, então, que apenas injetar recursos financeiros na educação brasileira não basta. Por