desigualdade racial no brasil
Faculdade de Educação
Sociologia da Educação
DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL
Carolina Mello Dias
Novembro - 2005
Introdução
Considerando a relevância da questão racial na estrutura da desigualdade socioeconômica no Brasil, o autor pretendeu, através da análise de informações domiciliares das pesquisas Nacionais por Amostra de domicílios (PNAD) do IBGE, fazer um mapeamento das condições de Vida da População brasileira a fim de diagnosticar as desigualdades sociais no Brasil e demonstrar que, como veremos adiante, o Brasil pode ser considerado menos um País pobre do que injusto.
Infelizmente, a concentração de renda e desigualdade no nosso país atravessa séculos e hoje é percebido pela sociedade quase como natural. E desconstruir esse processo de naturalização da desigualdade, segundo o Autor, deve ser o eixo estratégico de redefinição dos parâmetros de uma sociedade justa e democrática e nesse sentido, a questão da desigualdade racial necessita ser incorporada como elemento central do debate. Pois a intensa desigualdade racial brasileira, associada a formas usualmente sutis de discriminação racial, impede o desenvolvimento das potencialidades e o progresso social da população negra. O Entendimento dos enlaces econômicos e sociais abissais que mantém relações desiguais entre brancos e afro-descendente apresenta-se como elemento central para se construir uma sociedade justa e de fato democrática.
O Texto realiza uma análise econômica do bem-estar social das populações branca e negra, identificando o perfil e a intensidade da desigualdade racial do Brasil ao longo dos Anos 90, dando ênfase à estrutura populacional, `a pobreza, `a distribuição de renda, `a educação, trabalho infantil, mercado de trabalho, condições habitacionais e consumo de bens duráveis.
População e composição Racial: distribuição Espacial, Etária e por Gênero
Os