Desigualdade educacional é maior que de renda
Uma pesquisa feita pelo coordenador do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Francisco Soares , e publicada no International Journal of Educational Research , mostrou que a desigualdade educacional é maior que a econômica .
Utilizando dados oficiais de 2003 do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e adaptando parâmetros econômicos à educação , ele comparou o dado obtido com o índice de Gini , que mede mede o grau de desigualdade existente na distribuição de indivíduos segundo a renda domiciliar per capita .
O dado obtido foi de 0,635 , sendo que o indice de Gini obtido foi 0,545 . O indice de Gini varia entre zero e um, sendo um o valor representativo de maior desigualdade.
"É um valor alto, o que mostra que o resultado do sistema educacional brasileiro fica muito abaixo das expectativas. É também superior ao índice de Gini do Brasil, ou seja, a desigualdade educacional (...) é maior do que a econômica", afirma Soares .
Muitos países , especialmente os desenvolvidos , estao massificando o ensino universitário e no Brasil a universidade ainda é para uma elite . Muitos outros países já estão há muito tempo com 100% de matrícula no ensino primário e secundário sendo que só agora o Brasil conseguiu 100 % no fundamental e 40 % no secundário . O Brasil precisa de uma incrementação educacional muito grande e imediata , o tempo é curto , e os resultados necessitarão de um tempo longo .
A sociedade brasileira precisa entender a educação como uma variável estratégica para o desenvolvimento e exigir do poder público um ensino de resultados