DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A humanidade de uma forma generalizada sempre teve reações variadas pelas diferenças existentes entre si e um povo diferente do seu. Costumes, crenças, religião, cor da pele, vestimentas, a língua e outras tantas diferenças é o que caracteriza a diversidade existente na sociedade.
Diante de tantas diferenças nasce a desigualdade social, que tem maior índice em países não desenvolvidos, onde a pobreza é mais intensa. Pois a riqueza do país é má distribuída, aonde uns tem muito, e outros não tem nada. Uma das principais causas para tamanha desigualdade são as precárias condições em da educação oferecida pelo governo.
O mundo atual quem tem maior poder aquisitivo, conseqüentemente terá também maiores oportunidades na vida, pois poderão freqüentar escolas e faculdades bem conceituadas, o que levará a uma vida bem sucedida. Já quem vive na considerada linha da pobreza não terá um futuro tão certo e promissor, pois desde muito cedo terá que abandonar os estudos para trabalhar em busca do próprio sustento. A sociedade brasileira deve se conscientizar de que sem uma efetiva intervenção democrática do Estado, não há como diminuir e tão pouco combater a desigualdade social, conseqüentemente se perpetuara por longos anos.
E é a partir das diferenças de classes que nasce a violência, que atualmente tem um índice muito elevado e cresce cada vez mais. A desigualdade social e a pobreza são as principais causas do crescimento absurdo da violência, porém não são os únicos. É comum ver jovens de classe média alta praticado atos violentos, pois pensam que por terem uma condição financeira superior aos demais, podem sair praticando todo tipo de crime, desde um roubo a um crime hediondo sem sofrer qualquer tipo de