Desigualdade, diversidade e violencia na sociedade brasileira
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO..........................................................................................................1.
2 DESENVOLVIMENTO .2
3 CONCIDERAÇÕES FINAIS .1
REFERÊNCIAS 1.
Durante anos a sociedade excluiu as pessoas com deficiência do convívio social. Esta exclusão se reflete até hoje em diversos setores da sociedade. Atualmente, está cada vez mais comum se deparar com pessoas com deficiência exercendo ações nas mais diferentes áreas. A cada ano fica mais fácil perceber que apresentar uma deficiência não é sinônimo de limitação, mas sim de superação. No entanto a exclusão social no Brasil permanece se manifestando generalizadamente.
A inclusão social é um processo de atitudes afirmativas, públicas e privadas, visando inserir, em um contexto social mais amplo, todos aqueles grupos ou populações marginalizadas historicamente. Assim para entendermos melhor o tema precisamos voltar à discussão da exclusão social em termos histórico. Pois no Brasil as diferenças sócias tem o marco do desenvolvimento desenfreado do Capitalismo, assim pontuando o marcos histórico temos, por exemplo, a escravidão que predominou durante três séculos no País, mesmo com a abolição da escravatura os negros continuam sendo escravizados, tratados como se fossem inferiores, sem capacidades para ocupar cargos importantes, ou seja, acesso a cidadania como qualquer outro ser humano.
O País começava a difundir os direitos políticos como direito de voto, direitos sociais e trabalhistas que ganhavam forças apartir do Governo de Getulio Vargas que naquela época ainda era pouco. Apesar desses avanços o predomínio da pobreza e o avanço da desestruturação social cresciam cada vez mais, crescia o preconceito a não aceitação das diferenças, e as diversas manifestações culturais. No entanto