Designer Patters
Reginaldo Porfirio da Costa
Michaell Reis Gaparini
Resumo
Busca-se neste estudo mostrar a importância do designer patterns nas grandes empresas, como ele é usado, como ele pode ajudar a ganhar tempo e diminuir gastos na área de desenvolvimento de software, quais são os modelos de patters, quando usar, qual os benefícios e as desvantagens de cada modelo, porque o MVC é considerado um modelo de designer patters.
Palavras-chave: Deginer Patterns, padrão de projeto de software.
Introdução
Dificilmente, uma empresa consegue sobreviver sem auxílio de ferramentas computacionais. Algumas organizações necessitam de ferramentas básicas como editores de texto, planilhas ou geradores de apresentação enquanto outras necessitam de ferramentas específicas que contemplem todos os processos administrativos da organização.
Em geral, a complexidade no desenvolvimento e na manutenção de um sistema corporativo é alta. Essa complexidade aumenta o custo e o tempo para desenvolvê-lo e mantê-lo.
Técnicas de programação como orientação a objetos, metodologias de gerenciamento como scrum podem diminuir o tempo e o dinheiro gasto na área de Tecnologia da Informação (TI).
Para não perder tempo e dinheiro elaborando soluções diferentes para o mesmo problema, poderíamos escolher uma solução como padrão e adota-la toda vez que o problema correspondente ocorrer. Além de evitar o retrabalho, facilitando então a comunicação dos desenvolvedores e o entendimento técnico do sistema.
Dai surge o conceito de padrão de projeto ou designer patterns. Um padrão de projeto é uma solução consolidada para um problema recorrente no desenvolvimento e manutenção de software orientado a objetos.
Erich Gamma, Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Zuric Suiça, liderou projeto Eclipse da plataforma Java, trabalhou na IBM no projeto Jazz em 2011 juntou-se a equipe de desenvolvimento do Visual