Designer de games
Game é certamente uma coisa que quase todo mundo curte. Principalmente os jovens. Mas, você, que passa horas na frente de uma tela desafiando adversários, tentando passar as fases e ‘zerar’ o jogo, sabe que existe um profissional muito importante, por trás de quase tudo aquilo que você está vendo?
Este cara é o Game Designer… Mas o que é que ele faz?
Muita gente pode achar que o Game Designer é o profissional responsável por gerar todas as ideias, a história e diversão para jogos eletrônicos.
Na verdade, nem sempre a ideia é dele. Geralmente, o Game Designer pensa e projeta, a partir de ideias brutas, como um Game deve ser, as ações que o jogador terá que fazer para atingir os objetivos do game, (e que objetivos serão estes), como o game deve se comportar, os sons que ele deverá reproduzir, como o game deverá ser apresentado, com suas vinhetas de introdução, legendas e demais elementos visuais.
O Game Designer não precisa ter conhecimentos aprofundados sobre programação e multimídia, não precisa ser um músico ou um artista plástico. Porém, deve ter uma visão a mais ampla possível sobre estas e outras áreas, como teoria dos jogos, por exemplo, para que o produto possa ser interessante para o público que pretende atingir. Ele deve saber aplicar conhecimentos das áeras já citadas direcionando o trabalho para produzir algo possível de ser realizado, visto que projetos podem consumir muito tempo e esforço e também recursos financeiros.
Para isso, é preciso um bom entrosamento com os seus companheiros de equipe, para que o conteúdo final seja uma soma dos trabalhos do Designer, Programador e outros profissionais. O ideal é que haja o mínimo de discrepâncias entre os membros da equipe, sob o risco do game não sair do papel, ou, talvez nem sequer ser colocado nele.
Agora, quem pretende começar, ou está no início da carreira, tem que ter bastante perseverança, além de procurar sempre participar de eventos e ter um bom network, pois no começo, o