Design
CAMPUS FLORIANÓPOLIS - DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE METAL MECÂNICA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE PRODUTO
MÓDULO III - SEMIÓTICA - PROFESSORA LURDETE CADORIN BIAVA
Aluna: Ana Flávia Silva Costa
A construção de um produto que pode e deve comunicar
O objetivo deste paper é discorrer sobre como o produto é capaz de comunicar algo e falar com o seu observador através da linguagem visual. É através de estudos sobre a semiótica que as relações produto-usuário podem ser explicadas e estudadas. Para a compreenção deste assunto é de grande valia a leitura de autores que trazem posicionamentos e conceitos sobre o que o produto pode ou deve comunicar.
Os produtos estão sempre nos comunicando algo. As cores, a forma e a função nos despertam sentimentos e sensações que nos levam a determinadas escolhas e a atribuição de valores distintos para cada tipo específico de produto. Quando Deyan Sudjic relata a experiência que o levou a comprar um novo laptop e deixar o seu antigo na feira de eletrônicos em Lagos para ser descartado e reaproveitado, Deyan mostra de maneira prática o raciocínio que o novo laptop da Apple o fez ter para que ele considerasse seu atual computador obsoleto e se interessasse pelo novo design oferecido pela Apple. A cor preta daquela nova tecnologia trazia um ar elegante e tecnocrático, um ar de sobriedade, relata Sudjic. Além disso seu atual computador ja tinha sido consertado por falhas técnicas que exigiram gastos e provavelmente ainda pediriam mais gastos com manutenção dali para frente.
É importante então realçar que a cor, nesse caso preta, comunicou algo ao cliente, informou que ela poderia melhor satisfazer as necessidades do consumidor, ou melhor dizendo, que ela poderia melhor satisfazer o desejo de alimentar aquele olhar de contemplação sobre o objeto. Tal olhar ficaria satisfeito depois da compra, em que o objeto apreciado passaria a ser