Design e linguagem
O design antes de ser uma linguagem visual, tem a função de coletar, selecionar e organizar dados com o propósito de entender objetivos e projetar soluções adequadas para um determinado projeto. Para se projetar é necessário um método: algo que ajude a resolver um problema. De maneira geral, segundo afirma Facca (2011, p. 27): “método é o modo de proceder, a maneira de agir, um caminho para se chegar a um fim”, ou seja, pesquisar modos de produzir de forma a alcançar mais rapidamente e da maneira mais eficaz seu objetivo. A metodologia projetual portanto é importante porque ajuda o designer a coletar todos os dados e também prever futuros problemas durante a execução do projeto.
Quanto mais complexo e quanto mais informações um determinado projeto possui, mais esses estudos metodológicos deverão ser aplicados, isso faz com que o designer pare de agir apenas por intuição ou de forma igual à que ele agiu em outra oportunidade, por experiências anteriores. Cada projeto deve ser tratado com individualidade, buscando solucionar os problemas da melhor forma para aquele caso. Todo processo de soluções de problemas utiliza pesquisa como base para conhecer informações que podem ajudar a observar e entender os acontecimentos relevantes para alcançar determinado objetivo. (FACCA, 2011, p.28). Só após entender e coletar informações relevantes, ter conhecimento e definir objetivos que o projeto pode passar para a fase de desenvolvimento.
Para adquirir esse conhecimento, são necessários alguns requisitos por parte do pesquisador que segundo Gil apud Andrade (2011, p. 122) são: “conhecimento do assunto a ser pesquisado, curiosidade, criatividade, integridade intelectual, atitude autocorretiva, sensibilidade social, imaginação disciplinada, perseverança e paciência e, confiança na experiência.”
Entender e utilizar esta espécie de