Design Thinking aplicado às soluções de computação através de uma perspectiva centrada no usuário
Resumo
Este artigo visa explanar, de forma resumida, o modo de pensar em design, ou design thinking, as suas implicações nos processos de inovação das organizações e como as metodologias de design centrado no usuário, ou no ser humano, associadas a este pensamento sendo aplicadas à soluções tecnológicas.
Palavras-chave: Design Thinking. Inovação. Design centrado no usuário. Soluções tecnológicas. 1. Introdução
Produtos tecnológicos tem se tornado cada dia mais acessíveis à pessoas com diversos perfis. É cada vez mais comum ver usuários de equipamentos e softwares extremamente sofisticados em diversas faixas de instrução, econômicas e etárias. Sendo assim, diferentemente do que acontecia no em anos anteriores, a tecnologia em produtos não é mais direcionada apenas a uma parcela especializada da população.
Os benefícios trazidos para os usuários de tecnologia, que hoje correspondem à maior parcelada população mundial e, não apenas a um segmento especializado de consumidores, exigem cada vez mais das equipes de desenvolvimento de produto, quer sejam eles hardwares, softwares, serviços ou uma integração entre estes todos eles, que enfrentam desafios para projetar visando um público que não deseja receber treinamentos, ler manuais ou depender de ajuda de experts para estar apto a utilizar os mais diversos recursos relacionados à entretenimento, tarefas e atividades cotidianas, as quais muitas vezes não se tratam de soluções de uso obrigatório.
Os atuais consumidores de tecnologia conhecem cada vez mais os seus direitos e substituem quaisquer produtos que não atendem às suas expectativas por seus concorrentes equivalentes, visto ser inaceitável o sentimento de que a execução de tarefas simples como comprar um ingresso ou produto pela internet se torne uma atividade custosa em termos de tempo e habilidades cognitivas.
Sendo assim, a expansão