Design Social
Design Social
John Lennon sonhava com uma sociedade onde “todas as pessoas vivam para o hoje, compartilhem o mundo” em sua emblemática “Imagine”. Se transpusermos esse pensamento ao contexto do design, facilmente nos encontraremos com o Design
Social. A idéia de produzir conhecimento em prol de ações que visem o bem estar ou contribua para melhorias da sociedade é uma realidade bastante atuante nos dias de hoje. Muito se pesquisa sobre o Design Social, sobretudo nos âmbitos de design de produto, design gráfico e web design. Projetos e ações em busca de um design ambientalmente sustentável e socialmente coerente surgem com freqüência nas publicações da área. Produtos comercializados em larga escala, associados a cooperativas e comunidades produtivas, com suporte e consultoria de design, também fazem parte do Design Social.São atuações que ocorrem em função do momento de conscientização ambiental e social pelo qual passamos.
É bastante comum encontrarmos em redes sociais a proliferação de ações cujo intuito é estimular discussões, promover debates para promoção do bem estar social, conscientização sobre os mais diversos temas, desde mudanças no código florestal, campanhas de conscientização no trânsito, ao combate ao bullyng nas escolas. Essas ações podem ser denominadas Design Social?
O que e design Social?
Design social está sobretudo voltado a uma formação de consciência crítica a respeito do contexto e das relações sociais em que estamos inseridos. Bonsiepe (apud
NEVES, 2011 P.53), prefere adotar a nomenclatura design humanista, definindo como:
“O exercício de atividades do design para interpretar as necessidades de grupos sociais e desenvolver propostas emancipatórias viáveis na forma de materiais e artefatos semióticos” (NEVES, 2011 p.53)
O autor