design responsivo
Esse post tem como objetivo jogar uma luz sobre layouts responsivos. Antigamente, a principal dificuldade enfrentada por um desenvolvedor web era fazer o site renderizar da mesma forma em todos os navegadores. Isso não seria uma tarefa tão árdua não fosse pelo nosso “querido amigo” Internet Explorer.
Hoje em dia esse cenário já melhorou bastante neste aspecto. O IE 9 ainda dá trabalho mas bem menos que seus antecessores. Só que agora temos que enfrentar um novo desafio: A infinidade de tamanhos e resoluções de tela existentes nos dispositivos mobile. Por dispositivos mobile, leia-se, celulares, smartphones e tablets.
Com o crescimento da utilização destes dispositivos com acesso à internet, nós, desenvolvedores, devemos nos adaptar aos novos tempos. Estatísticas mostram o crescimento constante e acelerado do uso destes dipositivos e atender à esta nova demanda é imperativo nos dias de hoje.
O desenvolvimento web está ganhando força e com o surgimento de novas ferramentas para auxiliar os desenvolvedores está cada vez mais fácil fazer um site. Quer dizer, em um aspecto sim. Por outro lado, a diversidade de linguagens de marcação e programação que devemos conhecer para desenvolver um site é cada vez maior.
O QUE É ESSE NEGÓCIO DE RESPONSIVIDADE?
Um dia, dispositivos mobile serão muito mais utilizados do que desktops. Isso é um fato. A responsividade visa atender à esse novo paradigma no desenvolvimento web: Simplesmente ajustar o seu site à qualquer resolução existente, aumentando significativamente a acessibilidade à ele. Então, se o usuário possui uma tela pequena, automaticamente os elementos do site irão se redimensionar, reagrupar e até mesmo serão substituídos por outros mais adequados ao tamanho de tela.
TAMANHOS DE TELA
Dispositivos mobile tem resolução entre 320×240 até 640×960, portanto não podemos mais definir valores absolutos, como fazemos no desenvolvimento para desktops.
CSS