Design No Terceiro Mundo Texto
Em se tratando de design o modelo faz supor que a historia teria começado por volta de 1960, em função da importação de um modelo estrangeiro.O marco inicial da profissionalização do design no Brasil foi a fundação da Escola Superior de Desenho industrial, no Rio de Janeiro, em 1963. As atividades projetuais, no Brasil, nos anos 60, não tiveram como base uma linha única de pensamento,uma determinada estética, então a produção que delas resultou é representativa de uma tradição rica, variada e autenticamente brasileira, que terá assimilado conciliado uma série de influências diferentes. A abrangência do termo e a falta de regulamentação contribuem também para que as mais variadas abordagens e definições de design coexistam no Brasil. Algumas delas, de acordo com as várias escolas mundiais de design, outras privilegiam novos conceitos. Na área do design, ainda estamos longe de qualquer consenso sobre o que viria a construir uma identidade nacional
Conhecidos por valorizar o trabalho artesanal,com modos tradicionais brasileiros, os irmãos Campana destroem, constroem, juntam e misturam um conjuntos de materiais baratos, considerados como lixo e os transformam em móveis enigmáticos e únicos.Muito além da beleza plástica, suas peças materializam o gênio inventivo, explosivo e inquieto do nosso tempo e povo.Os irmãos são, hoje, um dos maiores símbolos do design brasileiro no exterior, com peças espalhadas em museus como MoMa, em Nova York e no Museu de Artes Decorativas de Paris, além de serem reconhecidos, pela crítica especializada, como designers de maior criatividade desde início do século XXI.
- 1963 foi o marco do Design como profissão no Brasil, com a inauguração da Escola Superior de Design, no Rio de Janeiro.
- O Design, no Brasil, não possuia uma linha única de pensamento, como consequência de absorver várias culturas, derivadas da miscigenação do povo brasileiro.
-Até hoje, na área do design brasileiro, não existe um consenso sobre a identidade