design grafico
É a criação de projetos gráficos para publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet. O designer gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Também cria logotipos e papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens. Desse modo, torna a comunicação mais eficiente e agradável. Cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível até para o público iletrado. No campo digital, elabora websites e CDs-ROM. Pode trabalhar em editoras, agências de design e de publicidade e birôs de computação gráfica e produtoras.
Processos de funcionamento O processo de design pode ser desenvolvido em cinco fases distintas, embora com variações de acordo com o projeto.
Compreender a necessidade do cliente; buscar informações é o primeiro passo para um projeto gráfico eficiente. Agende reuniões e faça perguntas ao cliente a fim de entender suas expectativas Analisar as informações e desenvolver uma proposta; traduzir seu entendimento sobre o projeto definindo: objetivos; viabilidade e previsão orçamentária, incluindo fotógrafos, escritores, programadores, entre outros.
Esboço do projeto; Relacione imagens, textos, informações de contato, formatos, acabamentos (se mídia impressa) e o que mais deve ser utilizado no material. Provas variadas; criação de mock-ups, bonecos e protótipos. Um impresso, por exemplo, poderá ser criado com variações sutis de cores e fontes; páginas de um site são criadas no Photoshop e em HTML para experimentar sua funcionalidade e visibilidade na tela.
Layout final; Se o projeto for para a mídia impressa, deve-se