Design estratégico
Design estratégico é a aplicação de princípios de design orientado para o futuro a fim de aumentar as qualidades inovadoras e competitivas de uma organização.
Suas bases estão na análise das tendências internas e externas e dados, que permite decisões de projeto a ser feita com base em fatos e não a estética ou a intuição. Como tal, é considerada como uma forma eficaz de ponte de inovação, investigação, gestão e design.
A disciplina é maioritariamente praticado por agências de design ou por departamentos internos de desenvolvimento. Empresas são os principais consumidores de design estratégico, mas os setores público, político e sem fins lucrativos também estão fazendo uso crescente da disciplina.
Suas aplicações são variadas, mas muitas vezes visam fortalecer uma das seguintes opções: branding de produtos, desenvolvimento de produtos, identidade corporativa, identidade visual corporativa e prestação de serviços.
Desenho estratégico tornou-se cada vez mais crucial nos últimos anos, como empresas e organizações competem por uma fatia de mercado global e acelerado de hoje.
A realidade Brasileira
Até 2010, apesar de louváveis tentativas, não existe ainda um órgão regulamentador das atividades dos profissionais de design no Brasil que se equiparem aos de arquitetura, por exemplo, (embora seja enquadrada como atividade técnica fiscalmente...). No livro de Lucy Niemeyer, Historia do design no Brasil: origens e instalações, podemos identificar o quão novo é essa atividade. Além disso, o próprio povo brasileiro traz em sua matriz cultural “cópia dos países europeus”. Porém após os diversos efeitos decorrentes da crise financeira mundial de 2009 essa realidade vem sofrendo alterações mais significativas, dando destaque mundial ao design Brasileiro e fomentando o uso