Design didatico
A Escola do Bairro Cinza , depois de algumas medidas que tomei , passou a chamar-se Escola Lápis Colorido. E dessa forma, quem passa por ela, percebe uma energia muito positiva e com suas cores, um ambiente de muita alegria. Fica no centro da Cidade das Cores, no Bairro Arco-Íris. A escola parece com o sol que fornece luz e energia, para a manutenção da geração de energia através das plantas (alunos), gerando uma grande cadeia alimentar (comunidade). Assim, não há pessoa que viva naquela cidade que não tenha passado nela e buscado conhecimento para resolver situações problemáticas da vida ou para desenvolver competências no seu trabalho.
O sol é o centro do sistema solar, assim como a instituição de ensino, a escola é o centro da comunidade. Pois nela estão representados todos os segmentos sociais. Assim como a energia do sol se transforma em vida na natureza, o conhecimento construído na escola transforma-se em ações na sociedade, gerando a visão social inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. Sobre esse conhecimento Jean Piaget estudou com afinco, desvendando o funcionamento da aprendizagem nas crianças. Conhecimento que provém das ações delas com o meio. Conhecimento que se constrói muitas vezes a partir de um erro, a partir do interesse das crianças sobre um objeto.
De acordo com inúmeras pesquisas, o ser humano que se desenvolve junto à Natureza, com plantas e animais em ambiente saudável, que proporcione a consciência e a interação com o meio, é favorecido na construção e desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, além do significativo destaque na constituição do comportamento e do pensamento.
Desafios, questionamentos, estímulo do raciocínio, aprender a pensar, são procedimentos do nosso dia-a-dia, que fazem despertar nas crianças a curiosidade e o interesse de um pequeno descobridor.
Então, percebendo a apatia cinzenta daquele lugar é possível adotar algumas medidas.
1º - Resolvi construir