Design de Interfaces e Jogos
Design de Interfaces e Jogos
Qual é a diferença entre realizar uma chamada telefônica
• de um telefone público
• de um celular?
Como esses dispositivos foram desenvolvidos com relação a (a) tipo de usuários, (b) tipo de atividade a receber suporte e (c) contexto de uso?
TIPOS DE USUÁRIOS ENVOLVIDOS
O telefone público, como o nome já diz, foi feito para oferecer o serviço telefônico para todo mundo. Ele foi feito para homem, mulher, criança, idoso, rico, pobre, deficiente e etc. Seus usuários normalmente são aqueles que não têm telefone fixo, ou não tem celular, ou tem mas está sem crédito, ou esqueceu o celular. Tem também as pessoas que usam o telefone público em casos de emergência para chamar um bombeiro, polícia ou ambulância. E ainda tem os que usam o telefone público para se proteger da chuva. O telefone celular também foi feito para todo o tipo de gente, mas parece que ele é mais rejeitado pelo público de meia e terceira idade. As pessoas dessa faixa etária têm dificuldades de mexer e acham que é complicado de usar, diferente do público mais jovem. Cresceu muito o número de usuários de celular, ao passo que o uso do telefone público caiu drasticamente. É difícil encontrar uma pessoa que não tenha celular, é quase impossível. Isso deve ao fato de que os “orelhões” não atendem todas as necessidades dos usuários, hoje em dia um celular oferece muito mais alternativas para se comunicar.
TIPO DE ATIVIDADE A SER REALIZADA/SUPORTADA
O tipo de atividade a ser realizada no telefone público é praticamente fazer e receber ligações, somente. Para ligar é preciso inserir um cartão e digitar o número, ou sem cartão se for chamada a cobrar. Para isso, as pessoas tinham que ter uma agenda com os números escritos ou saber eles memorizado. Já o celular já tem nele uma agenda que facilita na hora de fazer a ligação. Agora todo mundo prefere o celular, por quê? Por causa da sua multifuncionalidade. Com ele você faz e recebe ligação, tem a opção de