Design criação
Os designers então atuando em diversas áreas tornando a profissão mais abrangente e muitos não trabalham presos a só uma área de trabalho.h
, além de novos grupos de designers que estão surgindo e almejam ter autonomia sobre os conteúdos e suas condições de trabalho. Com a interdisciplinaridade o design hoje não esta preso a só uma área de atuação, ele tem liberdade para trabalhar com o que lhe agrada usando suas idéias para a criação de diversos produtos como: filmes, roupas,revistas, móveis etc.
No texto Lupton aborda a idéia de Michael Rock de design como autor podendo crias livros, exposições, cartazes, publicações sem ter que seguir o que é ditado pelo cliente além de poder ter seu próprio nome a autonomia para criar seu próprio estilo podendo ser reconhecido. A idea de Rock evolucionou pois quando ele fundou a empresa 2x4 onde as idéias eram desenvolvidas por diversas pessoas de áreas diferentes onde não era criada uma identidade visual própria da empresa e sim eram desenvolvidas pesquisas que eram feitas a partir da cultura popular ou do contexto do cliente. Para Rock a autor é produtor e tem a autoridade, não importando quem faz o design e sim o resultado do produto.
Para Ellen a palavra autoria tem um sentido limitador, sendo rejeitada por ela pois o designer como autor não tem liberdade pra criar não sendo influenciado por seu cliente no resultado final de seu projeto.