Design Anos 30's
O streamlinig surgiu a partir do estudo da quebra do ar do streamline.Ele se caracterizou pelo arredondamento e o alongamento assimétrico de diversos produtos industrias, mas principalmente de meios de transporte, já que as formas aerodinamicas dava mais agilidade aos automóveis, trazendo assim a razão e funçao ao design moderno e aparentemente superficial. A eliminação de retas e formas angulares se deve a moldagem de plásticos da época como por exemplo a baquelita que é termorrígida e quebradiças, de modo que a produção do produto era barateada. O stremlining era usado para reduzir os custos e fabricar um produto mais durável.
Styling
Após a grande crise em 1929 nos Estados Unidos, que se veem obrigados a recorrer a sistemas mais eficazes para chamar a atenção dos compradores para os produtos de um mercado em crise. A solução encontrada foi agregar valor estético a produtos já conhecidos, atraindo consumidores a comprar algo que eles já tinham, mas, que estavam “fora de moda”, nascia assim o termo Styling.
O Styling se tornou um propulsor sistemático de novas vendas e da ideia de obsolescência estilística. Pois, o meio empresarial percebeu que o produto não só se tornava mais atraente por está na moda, mas como também se fazia indispensável à troca dele quando era visto como ultrapassado esteticamente, assim acelerando os ciclos de modas existentes.
Grandes Designers da época com Loewy, Van Doren, Dreyfuss, Bel Geddess e Dorwin Teague, tiveram seus trabalhos menosprezados, por uma perspectiva modernista, ao mesmo tempo que eram vangloriados pelos vanguardistas europeus.
Grandes Escritórios
Na década de 1930, as empresas começaram a criar consciência quanto à relação entre seu mobiliário e o desempenho de seus funcionários. Então, o design de móveis e objetos para escritório foi tomando corpo, sem deixar a estética de lado. Um dos exemplos é o arquiteto Ludwig Mies van der Rohe (1886 – 1969)que explorava o conforto e a beleza simultaneamente.