desidratação
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PRÁTICA DE UMIDADE
JESSICA SANTANA
JÚLIA LEIME
IJANETE GOMES
LUANA C. PALUDO
SEYANNE GOMES
RÔMULO ALVES
PALMAS – 2014
1. INTRODUÇÃO
Os alimentos qualquer que seja o método de industrialização a que tenham sido submetidos, contem água em sua composição, variando a quantidade conforme o tipo de alimento. A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes utilizadas na análise de alimentos, pois está se relaciona com a estabilidade, composição e a qualidade do alimento.
A umidade pode influenciar todas as etapas do processamento do alimento, além de estar diretamente relacionado com a vida de prateleiras destes. Quanto maior a umidade mais propício o alimento está a proliferação de microrganismos indesejados, alem de podem acarretar a perca de qualidade do alimento quando relacionamos este a congelamentos.
2. OBJETIVO
3.
Avaliar a influência umidade presente nos grãos de milho, fazendo uma análise da quantidade de água livre contida neste.
4. MATERIAIS E MÉTODOS MATERIAIS
Balança analítica;
Cadinho de papel alumínio;
Estufa;
pinça; grãos de milho de pipoca;
5. MÉTODOS
A aula teve como objetivo avaliar a quantidade de umidade em grãos de milho. Os cadinhos foram preparados e secados na estufa por uma hora, após este tempo estes tiveram seu peso anotado, após a balança foi tarada e em cada um dos cadinho foi pesado aproximadamente 5g da amostra.Os valores encontrados estão expostos na tabela 1 abaixo.
Peso (g)
ML1
ML2
ML3
Cadinho vazio
0,5442
0,6318
0,5082
Amostra
5,0213
5,0676
5,0169
Cadinho+ amostra
5,5655
5,6994
5,5251
Tabela 1: peso do cadinho e da amostra.
Após a pesagem os cadinhos contendo a amostra foram colocados na estufa por um período de 2 horas para que houvesse uma diminuição na umidade, posterior a isso estes foram colocados num dissecador por 20 minutos