Desidratação do açúcar e Vidrarias de laboratório.
Bacharelado em Farmácia - 2° Período
Química Orgância I
Prof:...
I - NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
E
II - DESIDRATAÇÃO DO AÇÚCAR.
Nome do aluno
Caratinga - 2013
Experimento I
Objetivo
Promover a familiarização com as vidrarias, aparelhos, reagentes e equipamentos de segurança.
Introdução teórica A ocorrência de acidentes em laboratório de química, infelizmente, não são raros como se possa supor. Com a finalidade de reduzir a frequência e a gravidade desses acidentes, torna-se absolutamente imprescindível que, durante os trabalhos realizados, se observe uma série de normas de segurança e conheça os instrumentos utilizados para a realização dos experimentos. As vidrarias, em sua maioria, são feitas em vidro temperado, suportando altas e baixas temperaturas.
5 das muitas vidrarias utilizadas em laboratório Becker: É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Proveta: Serve para medir e transferir volumes de líquidos. Não pode ser aquecida e suas medidas são muito precisas.
Condensador: Utilizado na destilação, tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos.
Funil de separação: Utilizado na separação de líquidos não miscíveis e na extração líquido/líquido.
Balão de fundo chato: Utilizado como recipiente para conter líquidos ou fazer soluções, ou mesmo, fazer reações com gases. Pode ser aquecido.
Experimento II
Objetivo
Promover a desidratação da sacarose através da adição de ácido sulfúrico concentrado.
Introdução teórica O Ácido Sulfúrico é um composto químico inorgânico, cuja fórmula é H2SO4. É um líquido incolor, viscoso e oxidante, pouco volátil, seu Ponto de Ebulição é 338°C e densidade 1,84g/cm3. É extremamente solúvel em água, porém, isto deve ser feito com muita cautela, sempre despejando o ácido