Desertificação
Introdução:
Os desertos, em grande parte, são regiões improdutivas geradas pela ação humana direta, a partir da erosão de terras produtivas, por técnicas de cultivo inadequadas e desmatamento descontrolado. No entanto, há muitos tipos de desertos constituídos pela própria natureza. Dos desertos polares aos desertos de fósseis, muitas dessas regiões foram transformadas pela ação do tempo e das condições climáticas.
Características dos diferentes tipos de desertos que existem no mundo:
Desertos em regiões de ventos contra-alísios: Os ventos contra-alísios ocorrem em duas faixas do globo terrestre divididas pela Linha do Equador, se formando pelo aquecimento do ar junto à Região Equatorial. Estes ventos secos dispersam as nuvens, permitindo que os raios solares aqueçam mais o solo. A maioria dos grandes desertos do planeta se encontra em regiões cruzadas por ventos contra-alísios, sendo o principal deles o Deserto do Saara, no Norte da África.
Desertos de monção: Monção é o termo utilizado para se referir a um sistema de ventos que muda fortemente entre as estações. As monções ocorrem devido às variações de temperatura entre os continentes e os oceanos.
Os ventos alísios do sul do Oceano Índico, por exemplo, despejam densas chuvas na Índia ao chegarem à costa. Conforme a monção cruza o país, ela perde sua umidade no lado oriental da cadeia montanhosa de Aravalli. O deserto indiano do Rajastão e o Deserto Thar, no Paquistão, são partes de uma região de monção a oeste desta cadeia de montanhas.
Desertos de latitudes médias: Os desertos de latitudes médias são encontrados em regiões entre os trópicos - de Câncer no hemisfério norte e de Capricórnio no sul - e os círculos polares - Ártico e Antártico. Esse tipo de deserto está em bacias de escoamento de água distantes dos oceanos e tem grandes variações de temperaturas anuais.
O Deserto de Mojave, na Califórnia, e o Deserto de Sonora, no Arizona, ambos nos Estados Unidos, são