Desequilibrio ecologico
A natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistemas. Porém, uma pequena mudança pode provocar o desequilíbrio ecológico. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
Existem muitas causas que podem levar a natureza em desiquilibrio,mais a ação do homem é a principal causa na atualidade. Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas.
Desenvolvimento
Foram necessários muitos milênios para que a mãe natureza colocasse tudo em ordem e equilibrar os ecossistemas. O problema é que pequenas mudanças podem provocar o desequilíbrio ecológico. Em condições naturais, essas alterações costumam ser pequenas e são rapidamente neutralizadas pela a natureza. O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
Causas :
De todas as causas do desequilíbrio ecológico , a principal e a ação do homem. Muitas atividades humanas causam mudanças tão intensas e tão rápidas, que os mecanismos naturais não conseguem neutralizar a tempo seus efeitos nocivos. Como: poluição atmosférica, poluição dos rios e lagos, poluição dos mares e oceanos, desmatamento de florestas, matas ciliares e mangues, depredação e captura de espécies para comércio, sobrepesca (captura excessiva de peixes muito jovens e em época reprodutiva), aquecimento global (efeito estufa), redução na camada de ozônio, exploração demográfica, entre outros.
Finalmente, o fato que é considerado a causa de muitos processos de desequilíbrio ecológico é a explosão demográfica da população humana, graças ao desenvolvimento da tecnologia, da medicina, da melhoria da qualidade de vida em geral. A população humana está crescendo em progressão