Desenvovimento Hist Rico
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre o desenvolvimento histórico do Brasil entre os anos de 1960 a1980, as características das políticas sociais brasileiras, as posturas do serviço social frente às políticas sociais, como compreender o comportamento do grupo, o crescimento econômico e a desigualdade social no período de 1960 a 1980.
2 DESENVOLVIMENTO Durante as décadas de 1960 a 1980, o Brasil foi guiado pelo avanço do projeto de industrialização nacional, com importante impacto resultante do movimento geral de urbanização.
A mudança populacional do campo para a cidade ocorreu em simultânea expansão da estrutura ocupacional urbana, especialmente puxada pelo setor industrial e pela construção civil. Da mesma forma, o setor terciário comércio e serviços urbanos aumentaram consideravelmente, permitindo que as novas ofertas de emprego fossem superiores, em geral, aos postos de trabalho do meio rural, com tudo o predomínio da baixa remuneração dos empregados nas cidades. No período de 1960 a 1980, o valor real do salário mínimo teve queda média anual de 1,6%, apesar da ocupação total tenha crescido 3,1% com média anual.
Mesmo com a diminuição na taxa de pobreza (-1,3% ao ano) e a elevação nos anos de escolaridade dos brasileiros, o grau de desigualdade na renda pessoal subiu 1% ao ano durante o mesmo período. Em função disso, o modelo de mobilidade de transformação social verificado até o final da década de 1970 caracterizou-se pelo forte confronto entre a rápida elevação da renda nacional por habitante e o forte aumento no grau de desigualdade na divisão dos retornos do crescimento econômico.
O Estado de Bem-Estar Social, que teve seu auge nos anos 50, foi determinado pelo aumento dos gastos sociais e pela considerável acumulação de capital. Entretanto, no final dos anos 60, a probabilidade de crescimento