Desenvolvimento
Narração é um tipo de texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um fato, e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre um começo um meio e um fim. São requisitos básicos para que a narração esteja completa.
O CONTO é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela e o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma historia e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso, ou seja, curto.
EXEMPLOS DE CONTOS:
Autor Machado de Assis: Dom Casmurro e O Alienista
Autor Caio Fernandes de Abreu: A Maldição do Vale Negro e Estranho Estrangeiro.
FABULA é uma aglomeração de composições literárias em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como fala os costumes, etc. Essas historias que terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. É um gênero muito versátil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto. As fabulas são pequenas historias que transmite uma lição de moral. As personagens das fabulas são geralmente animais, que representam tipos humanos, como egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc. A fabula é uma das antigas de formas de narrativas.
EXEMPLOS DE FABULA:
* Autor Monteiro Lobato: A raposa e as uvas e A cigarra e formiga.
*Autor La Fontaine: O lobo e o cordeiro e O leão e o rato.
LENDA é uma narrativa de cunho popular que é transmitida, principalmente de forma oral de geração para geração. As lendas não podem ser comprovadas cientificamente, pois são frutos da imaginação das pessoas que as