Desenvolvimento
1. Introdução. 2. O conceito de desenvolvimento organizacional. 3. O campo das alterações estruturais. 4. O campo das alterações comportamentais. 5. Considerações finais.
Algumas Considerações sôbre o Desenvolvimento Organizacional
Simon, Smithburg e Thompson, procurando explicar a relação entre duas tendências no estudo da administração, quais sejam, o estudo do comportamento humano nas organizações e das técnicas utilizáveis para torná-Ias mais eficientes, recorrem a uma analogia com a biologia e a medicina, afirmando que da mesma forma que a prática da medicina só pode progredir à medida que progride o conhecimento científico da biologia, as técnicas da organização eficiente não podem desenvolver-se se não progredir a teoria do comportamento humano na organização. 1 O interêsse dessa analogia é múltiplo: em primeiro lugar porque procura mostrar o caráter simplista da maioria dos manuais de administração, que apresentam soluções de bôlso para todos os problemas administrativos, sugerindo a necessidade prévia do conhecimento científico para a articulação de uma estratégia de atuação sôbre a realidade. Em segundo lugar, porque não se limita ao pressuposto ingênuo de que basta conhecer a realidade para atuar sôbre ela. Finalmente, porque tem o dom quase profético de imaginar que no momento em que a teoria das organizações atingisse um nível apreciável de formalização, clamaria, ela própria, pela operacionalização de seus conceitos. ~ nesse último aspecto que concentraremos nossa atenção. Nossa hipótese básica de trabalho é a de que a teoria das organizações vem atingindo níveis cada vez mais altos de formalização e que a fase das escolas, das teses frontalmente contrárias, da inexistência de
*
Professor-assistente do Departamento Administração-Geral e Relações Industriais da Escola d,e Administração de Emprêsas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas.
de
1
Simon, Herbert A., Smithburg, Donald W. & Thompson, Victor A.