Desenvolvimento
Os fatores influentes, tanto internos quanto externos, estão em constante relação. Internamente estão a hereditariedade, que se caracteriza pelo conjunto de características genéticas transmitidas de pai para filhos e a maturação, que se refere aos padrões comportamentais decorrentes e dependentes do desenvolvimento físico e genético do sujeito. Externamente está o meio ambiente, referente a tudo aquilo que é assimilado pelo sujeito por meio dos órgãos sensoriais, como alimentos, as relações sociais e algumas substâncias químicas que podem alterar o curso de sua vida.
A hereditariedade tem uma influência relevante no processo de desenvolvimento do ser humano, nos últimos anos, o estudo desse fator tem se tornado uma área de grande interesse para os pesquisadores, a chamada “genética do comportamento”. As potencialidades humanas são programadas pela herança genética. Atualmente existem algumas pesquisas comprovando traços genéticos da inteligência. Os traços genéticos são definidos dentro de uma célula no momento da concepção, o feto se desenvolve dentro do útero e, as condições da célula e do útero podem ocasionar algumas mudanças no desenvolvimento do bebê em gestação.
A relação existente entre a hereditariedade e o ambiente é contínua, pois, no caso da inteligência, mesmo que sejam definidos aspectos genéticos da mesma, ela só se desenvolverá se houver algum estímulo externo – vindo do meio. Algumas heranças de padrões temporais podem ser mudadas em decorrência do estilo de vida e relações socias do sujeito. Estudos realizados por geneticistas do comportamento com gêmeos idênticos,